Código: | LGP30010 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LGPVI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria José Duarte Freire |
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Corpo docente: |
Carlos Manuel Cardoso Gonçalves |
Português
Língua de ensino - Língua Gestual Portuguesa.
Esta UC pretende habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos mesmos e que utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.
Aprofundamento das estruturas gramaticais da LGP e da compreensão do seu funcionamento. Aperfeiçoamento da produção e receção de enunciados complexos em LGP. Compreender aspetos sobre o contacto entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças e para as particularidades de cada uma.
Léxico a trabalhar: Astrologia; Geografia; Descobrimentos; Hino nacional; Poesia; Religião.
Exercícios: Narrativas/estórias.
Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais, necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP, bem como algum vocabulário específico de diferentes áreas temáticas
O desenvolvimento do vocabulário, bem como das estruturas gramaticais da língua gestual portuguesa, permitirão o desenvolvimento de competências comunicacionais, tanto na perspetiva do emissor como de recetor dos enunciados
Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
-Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
-Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
-Técnica do diálogo
-Técnica da conversação em grupo
-Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual)
-Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
-Simulação de situações de conversação da vida real.
-Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.
Durante o período de isolamento, devido à pandemia de COVID-19, as aulas serão realizadas à distância (EaD) através do uso de meios eletrónicos e plataformas de comunicação online adequadas aos respetivos conteúdos da UC.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 20% da nota final
Avaliação LGP prática intermédia -40%
-Avaliação LGP prática final - 40%
COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.
Bibliografia de LGP I, II, III, IV, V e:
Vídeos:
-Conferência “ Os Surdos Olhando o Futuro” Torre do Tombo – 1998
-Seminário “Dia Nacional do Surdo” -Instituto Jacob Rodrigues Pereira-2006
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